Esta é uma aventura escrita para Savage Worlds, considerando um grupo de 4 a 5 personagens de nível iniciante. Para usar este material você vai precisar do módulo básico do Savage Worlds edição aventura. O jogo é comercializado aqui no brasil pela editora Retropunk e você pode comprar o livro diretamente no site da editora, clique aqui para ir à página do livro em formato pdf.
A proposta da aventura

A organização de investigadores de casos paranormais de madame Dorotea descobre que uma série de casos de assombrações ao redor do país está relacionada a misteriosos retratos feitos pelo famoso fotógrafo do século 19, Vincent Degrassi. Após rastrear a origem das vendas das peças amaldiçoadas até a pequena cidade de Clifton Springs, no interior de NY, um grupo de investigadores se prepara para ir a cidade e descobrir mais sobre o caso.
Os jogadores são os membros desta equipe e pelo menos um deles deve ser capaz de lidar com poderes arcanos (Antecedente Arcano: Magia), também recomendo que ao menos um personagem tenha foco em combate e uso de armas. Todos os personagens devem pertencer ao nível iniciante.
A família Degrassi, do auge à ruína

A família Degrassi, no passado, viveu na riqueza. Vincent era considerado o melhor no ramo dos retratos fotográficos, fez trabalhos para inúmeras famílias de alto status nos estados unidos e chegou até mesmo a ir para Europa, onde fez retratos para a nobreza inglesa. Com o passar dos anos um péssimo gerenciamento de recursos reduziu consideravelmente a riqueza da família e nos dias de hoje tudo o que sobrou passou para o último Degrassi. John Degrassi, um medíocre pintor de Chicago, recebeu a sua herança de seu pai, Dereck Degrassi. Este lhe deixou uma certa quantidade em dinheiro e a casa da família em Clifton, NY.
O trabalho secreto de Vincent Degrassi
Vincent não era apenas um artista e fotógrafo, ele era também um membro da rosa cruz e estudioso do mundo dos espíritos. Ele e um grupo de amigos descobriram que alguns espíritos, quando passavam tempo demais presos no nosso mundo sem conseguir seguir em frente, acabavam se tornando criaturas violentas demais para serem auxiliadas por rituais comuns de exorcismo, eles os chamaram de “Almas escurecidas”.
Almas escurecidas sempre assombravam lugares, objetos ou até pessoas com as quais criavam uma ligação que lhes permitia ficar no nosso mundo. Vincent encontrou um modo de aprisionar estes espíritos em seus retratos fotográficos e desenvolveu a obsessão por colecionar almas perturbadas desta natureza. Ele utilizava um ritual de sua autoria ao criar seus retratos, removendo a ligação da alma escurecida com sua âncora original e replantando-a nos seus retratos. Depois de todo seu trabalho o mago colocava seus retratos em sua coleção, armazenada de forma a impedir que os espíritos ali aprisionados pudessem voltar a perturbar outras pessoas (veja mais sobre este processo adiante).
Vincent se considerava um herói e tornou sua missão pessoal colocar em retratos a maior quantidade de almas escurecidas quanto fosse capaz. Com sua morte, sua coleção de retratos malditos passou para seus filhos e um deles sempre se tornava o guardião desta prisão espiritual para que as almas ali deixadas não pudessem retornar ao nosso mundo.
A mansão Degrassi
O velha mansão em Clifton pertence a família Degrassi desde o século 19 e foi onde Vincent Degrassi passou seus últimos dias. Um salão secreto na casa, localizado no estúdio que Vincent usava no sótão da mansão, guarda os retratos amaldiçoados que o artista criou e toda geração costumava ter um guardião para tais objetos. No entanto essa tradição se perdeu com a morte prematura do pai de John, e infelizmente ele nunca contou ao filho sobre o fardo da família Degrassi.
Os magos da família Degrassi
Os estudos arcanos da família sempre foram passados de geração a geração sempre ao primogênito da família. A tradição foi quebrada com Dereck Degrassi, que decidiu que seu único filho, John, não tinha espírito para a coisa e o expulsou de casa esperando que a vivência no mundo o deixasse mais forte.
Mas na verdade, o motivo era que Dereck não queria ver o filho ter a vida sombria que ele mesmo teve. Dereck tentou contactar John nos seus últimos anos de vida, mas não teve sucesso. O filho revoltado o ignorou e nunca tentou se reaproximar do pai. A morte de Dereck foi uma verdadeira fatalidade, ele teve uma parada cardíaca repentina. A doença é genética. Dereck nunca teve a chance de falar a John sobre seu legado.
Pior que uma alma escurecida… Xaphan, o anjo caído das chamas celestiais

Uma das almas que Vincent aprisionou ao longo de sua carreira como caçador de espíritos é na verdade um demônio chamado Xaphan, o responsável pelo fogo dos céus do inferno. Quando Vincent compreendeu a verdadeira natureza de Xaphan ele e seus amigos reforçaram o ritual do retrato usado para prender o caído com mais uma série complexa de travas espirituais.
Xaphan quer a muito tempo se libertar da prisão onde está mas precisa que o ritual de libertação desenvolvido por Vincent e seus companheiros seja realizado. O retrato que aprisiona Xaphan foi danificado quando John encontrou por acidente a coleção dos quadros Degrassi e pelo menos parte da consciência do anjo caído consegue sair para explorar os arredores de sua prisão. Ele está manipulando todos eventos desta aventura para conseguir sua liberdade. Xaphan tentou fazer com que John o libertasse, mas ele não tem o conhecimento necessário para ler as anotações do grimório de Vincent Degrassi. Por isso o anjo caído decidiu atrair a atenção de alguém que possa ajudá-lo a escapar definitivamente de sua jaula mística.
O plano de Xaphan basicamente se apoiou no desejo mesquinho de John por dinheiro. Ele deu ao herdeiro dos Degrassi a ideia de vender os quadros das almas perturbadas para colecionadores exóticos, usando de uma leve influência mental em John para que este danifica-se “sem querer” alguns dos quadros durante o envio ao destinatário. Uma vez danificado (basta até mesmo o menor dos corte no retrato) o retrato aos poucos perde a capacidade de manter o espírito em seu interior e isto coloca em risco todos próximos do retrato. Xaphan sabe que eventualmente algum ocultista irá investigar o caos que ele está armando e então ele irá ajudar os investigadores a encontrar o escritório secreto dos Degrassi junto do antigo Grimório de Vincent, onde estão as anotações sobre o ritual para prender e libertar uma alma e também a si mesmo.
Uma vez que os personagens jogadores estejam na mansão, Xaphan irá tentar se apoderar da mente de um dos personagens. Tão logo consiga, ele irá levar sua marionete mental até o estúdio Degrassi e usara o corpo do investigador para executar o ritual que irá abrir as portas de sua prisão.
FICHA SAVAGEWORLDS — XAPHAN, O CAÍDO

Atributos: Força d10, Agilidade d8, Vigor d12, Espírito d10, Astúcia d8
Perícias: Atletismo d8, atirar d8, conhecimento [ocultismo, inferno, anjos, profecias apocalipticas] d8, conjurar d10, furtividade d10, intimidar d8, lutar d8, perceber d8, persuadir d10
Manifestação física: Mesmo dentro de sua prisão a brecha causada no quadro onde está contido permite que Xaphan use seus poderes mentais à vontade dentro da mansão e uma vez por dia o anjo caído pode criar uma versão menor de sua forma física. Devido a estas limitações Xaphan apenas irá se manifestar no nosso mundo caso tenha que se livrar de uma ameaça de forma direta.
Movimentação: 5, Aparar 6, Resistência 9, Tamanho 1 (somente em sua forma física de demônio)
Garras e presas infernais: Dano Força+d10.
Marionetes mentais: Xaphan é capaz de manipular de forma sutil (implantando imagens e ideias na mente de seu alvo) pessoas ou animais que se aproximem demais de sua prisão ou de alguém que ele já tenha influenciado com sucesso anteriormente. Faça um teste de conjuração, um sucesso permite implantar uma ideia, ampliações permitem inserir uma ideia a mais por cada ampliação.
Cavalgar a mente: Uma versão mais forte de seus poderes mentais. Com esta habilidade Xaphan consegue controlar um alvo como se fosse sua marionete. Um teste resistido de conjuração contra o espírito do alvo deve ser feito a cada turno para que o caído consiga manter seu controle. Este poder só pode ser utilizado em alvos dentro de um raio de 3 metros a partir do quadro onde Xaphan está aprisionado.
Itens sagrados: Xaphan tem aversão a itens religiosos da mitologia cristã, tais como a cruz, água benta, exposição direta ao sol, solo sagrado, etc. Se usada contra ele sua fraqueza o força a recuar se falhar em um teste de espírito, se a falha for crítica ele será forçado a fugir da cena por 1d4 horas. Se colocado em contato com sua fraqueza Xaphan sofrera 2d6 de dano que reduzem sua resistência a metade (arredondado para baixo).
Abismal: como não pertence ao nosso mundo Xaphan pode ser exorcizado caso o feitiço banir (ou o ritual de Vincent Degrassi, que nada mais é que uma forma deste ritual) seja usado contra ele.
Táticas em jogo: Na maior parte do tempo Xaphan irá apenas tentar convencer um dos jogadores que tenha poderes arcanos a ir até o estúdio, onde está o grimório de Vincent. Uma vez que tenha feito isso ele tentará usar sua habilidade de cavalgar a mente para forçar o personagem a executar o ritual que o libertará. O ritual é complexo e levará 3 turnos para poder ser executado. Em caso de emergência, Xaphan pode tentar quebrar o quadro de algum outro espírito da coleção de Vincent, libertando o espírito furioso para atacar os jogadores. Apenas em último caso o caído decidirá se manifestar em nosso mundo.
Não há só inimigos na casa…
O espírito de Dereck, pai de John, vaga pela mansão e tenta alertar o filho, só que este nunca aprendeu a desenvolver seus poderes e só o que consegue sentir é que a casa tem “uma vibração estranha” que o persegue. Se os jogadores tentarem se comunicar com ele, terão que convencê-lo de suas intenções para fazer com que ele não os ataque. Em vida Dereck era um ocultista paranoico e perturbado. Morrer não o melhorou em nada, inclusive, sua mente está um pouco confusa por causa de sua condição e isso o faz ver quase tudo e todos como inimigos.
Xaphan sabe que o espírito de Dereck está na casa mas não sabe como, já que o corpo foi cremado (algo que ele providenciou, convencendo John a fazer isso. Originalmente ele ia ser enterrado ao lado da esposa na cripta da cidade). Dereck tem uma âncora formada com partes de seu cabelo e unhas em um vaso antigo na biblioteca pessoal dele. Caso sua âncora seja destruída o seu espírito será obrigado a seguir em frente.
Este é um MATERIAL GRATUITO e sua comercialização é proibida. — Imagens geradas no Midjourney. — SAVAGE WORLDS é uma marca registrada e de direito de seus autores.
Gosta do que escrevo e quer apoiar o blog? Jogue uma moeda para seu storyteller!
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmenteGostou deste post? Assine minha newsletter para receber as atualizações do blog direto no seu e-mail!