Material para sua mesa de Savage Worlds!
Às vezes a morte não é o fim da sua jornada. Pelo menos não se um gato resolver te escolher para ser seu novo chefe!
Um humano que tenha salvo a vida de um gato, no dia de sua morte irá receber uma segunda chance. Uma escolha muito peculiar: Morrer ou retornar ao mundo dos vivos, atrelado a uma das vidas do gato que intercede por ele diante da morte.
Humanos não sabem disso, ou pelo menos boa parte deles não sabe, mas gatos nos protegem de perigos que espreitam em outras dimensões e que desejam a nossa aniquilação. No Egito gatos eram reverenciados graças a sua capacidade de proteger o povo contra ratos, ratazanas, cobras e outros tipos de animais que podiam fazer mal à colheita que alimentava a todos. Só que isso era apenas uma pequena parte do que os felinos faziam de fato. Os Deuses sempre protegeram a humanidade de ameaças de outras dimensões: Trolls, gigantes, fantasmas, dragões, o que mais o narrador puder imaginar.
A mando de Bastet, todos os gatos ficaram encarregados de proteger o limiar da dimensão dos humanos, o lugar por onde invasores teriam que passar se desejassem chegar até o nosso mundo. É no limiar que a Grande caçada de bastet toma lugar até os dias de hoje. De vez em quando, mesmo com o esforço do exército de Bastet, algumas ameaças menores (alguns trolls, um ou outro gigante, demônios menores, etc. O tipo de coisa que até humanos podem dar conta sem a ajuda de Bastet) passam para a terra e estas criaturas precisam ser exterminadas.
E aí que os chamados “Espíritos dos gatos” entram em cena. Humanos portadores de uma vida felina precisam atender ao chamado da grande caçada e seguir seus gatos patronos até o alvo da caçada. O gato e seu humano realizam o trabalho de rastrear e exterminar o inimigo da maneira mais rápida possível.
Ser um espírito do gato significa levar uma vida dedicada a caçada, não interessa o que o humano esteja fazendo se seu gato patrono o convocar é melhor que ele aceite sua missão. Bastet não gosta de desertores e seu castigo é a morte.
O gato que deu uma de suas vidas a um humano se torna, perante a lei de Bastet, dono e responsável pelo humano. Já o portador da vida, se torna o “humano do gato”, descobrindo que agora possui uma obrigação sobrenatural que o obriga a atender o chamado da Grande caçada de Bastet (veja mais no template da raça “Espírito do gato” mais adiante).

Espírito do gato para Savage Worlds
Abaixo estão as estatísticas que um Espírito do gato recebe durante a criação de personagem. Adote isso como um modelo de raça. A pontuação das vantagens positivas e negativas estão dentro de parênteses apenas para fim de ilustração e sistema, para que o narrador entenda como fiz o equilíbrio das vantagens e desvantagens da raça.
- Agilidade do gato: O personagem tem seu atributo de agilidade
aumentado em um tipo de dado. Seu valor máximo de agilidade
pode chegar a d12+1. (+ 2pts) - Garras: Dano Força+d4 (+2pts)
- Velocidade felina: movimentação +2 (+2pts)
- Pulo do gato: O personagem pode pular o dobro da distância listada em Movimento, pág. 107. Além disso, ele adiciona +4 ao dano quando salta como parte de um Ataque Selvagem em vez do +2 habitual (a menos que esteja em um ambiente fechado ou confinado onde ele não possa saltar verticalmente ou horizontalmente — critério do Mestre). (+2pts)
- Percepção do felino: O personagem pode canalizar a capacidade de olfato, audição ou visão de seu gato patrono, adicionando +2 em jogadas de percepção relativas ao sentido utilizado. Como alternativa, o personagem também pode optar por ter a capacidade de enxergar no escuro (mas não no escuro completo), ignorando penalidades por penumbra e escuridão. O personagem pode canalizar apenas um destes sentidos por vez e nunca poderá usá-los de forma simultânea. (+2pts)
- Ódio à passeios movimentados: Como gatos, o personagem é propenso à doença do movimento(cinetose) e podem sofrer enjoos e até vomitar dentro de veículos como carros. O personagem sofre -2 em todos seus testes após serem submetidos a uma viagem dentro de algum tipo de veículo. O enjoo deixa o personagem automaticamente abalado até que ele tenha sucesso em um teste para sair dessa condição. (-2pts)
- Ódio à agua: Como muitos gatos o personagem odeia ficar molhado. Caso o personagem se molhe (boa parte do corpo precisa ser molhada) ele precisa passar em um teste de espírito ou ficará abalado. O teste só precisa ser feito quando o personagem é molhado, após isso ele apenas se mostrará irritado até ter a chance de se secar. (-1pt)
- Não toque na minha barriga: O personagem desenvolve o ódio de gatos a qualquer um que tente tocar em sua barriga. Caso alguém toque na barriga do personagem ele terá que passar em um teste de espírito e reagir de maneira brusca no caso de falha. A reação fica a cargo do jogador, mas deve ser aprovada pelo narrador. (-1pt).
- Que barulho foi esse? : Sons muito altos incomodam o personagem. Ao ser exposto a um barulho alto (apenas uma vez por cena, barulhos subsequentes não irão mais afetar o personagem na mesma cena) o personagem terá que passar em um teste de espírito ou ficará abalado. (-1pts)
- Territorialíssimo: Um gato desconhecido (ou mesmo um humano portador do espírito do gato) que esteja nas redondezas da casa/território do personagem irá ocasionar um ato reflexo de defesa do território. Falhar em um teste de espírito deixa o personagem propenso a reagir de maneira brusca. A reação fica a cargo do jogador, mas deve ser aprovada pelo narrador. (-1pt)
- Comprometimento com a Grande caçada: Um gato caçador nunca pode ignorar o chamado da “Grande caçada de Bastet”. Não cumprir com o seu compromisso perante a deusa incorre na perda da vida felina que foi dada. Um personagem recebe automaticamente um nível de Fadiga por dia que ignorar sua missão até ficar Incapacitado. No dia seguinte à Incapacitação, eles morrem. O dano só pode ser recuperado quando o personagem volta a agir em prol da caçada (ao nível de 1 nível de fadiga recuperado por hora). (-2pt)
Eu me pareço como um gato humanoide???
Sim e não, depende de quem está olhando para você. Somente criaturas com dons sobrenaturais e outros portadores do espírito do gato são capazes de ver sua verdadeira forma. Para humanos comuns ou outras criaturas sem nenhum tipo de antecedente arcano (Seja magia ou super poder, ciência estranha não serve a não ser que o jogador tenha algum tipo de engenhoca que simule a magia Detectar arcano ou outro poder que o seu mestre julgue adequado).
Gosta de escrita criativa e contos de literatura fantástica? Eu também!
Aqui você recebe meus contos de forma gratuita a cada newsletter, além das minhas reflexões sobre escrita criativa. Junte-se a uma comunidade de amantes da literatura fantástica e vamos bater um papo sobre mundos mágicos de infinitas possibilidades!
Gosta do material do blog? Jogue uma moeda para seu Storyteller!
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente