Todo escritor precisar ter o seu ambiente ideal de escrita, veja aqui algumas dicas de como compor o seu!
Ter um bom ambiente para escrever é algo que realmente ajuda muito a aumentar a sua produtividade, mas isso não se resume a ter um bom lugar para escrever. Mais do que uma cadeira confortável e uma mesa, outros materiais são essenciais para ajudar um escritor a desempenhar o seu trabalho.
Você tem tudo o que precisa por perto quando começa a trabalhar no seu texto? Vou deixar aqui a minha lista de coisas que não podem faltar quando vou escrever.
01| Comes & bebes: porque escrever bem dá fome!

Sim, é importante ter à mão aquele lanchinho que vai te ajudar a manter o foco no seu trabalho. Já reparou que este item também faz parte das recomendações para quem vai prestar a prova do ENEM?
Então, para escrever a lógica é a mesma.
Escrever bem dá trabalho e cansa a mente. Uma forma legal de manter sua criatividade ativa é ter à mão algo para beber (água, café, refrigerante, etc.) e algo para comer que não te atrapalhe: amendoim, bolacha, coisas secas e fáceis de pegar.
02| Material de consulta à mão: evite ter que ficar levantando para consultar algum material para o seu livro.

Quando escrevemos uma história é importante ter um vasto material de pesquisa e referência que possa nos ajudar a dar consistência a trama. Sites e revistas sobre um país ou cidade, imagens que nos inspiram na criação visual de um cenário ou personagem, dados históricos de um evento que será citado no livro, etc.
Todo esse tipo de material, seja em mídia física ou digital, deve estar presente no seu ambiente de escrita para evitar que você levante da cadeira para ir procurar por eles, quebrando a sua concentração.
Pessoalmente, prefiro concentrar todo meu material de pesquisa em uma mídia digital que possa consultar de forma simples e rápida pelo meu celular ou no computador. Para isso eu uso o Notion.
O Notion é um site e aplicativo que é uma verdadeira mão na obra para escritores! Quer saber como o uso para organizar meus roteiros? Leia este post aqui em baixo 🙂
03| Organização: É bom ter todas as ideias que você teve para seu livro bem organizadas e prontas para serem utilizadas.

Sim, ter suas ideias bem organizadas também faz parte do trabalho! Você precisa encontrar um sistema de organização que funcione para você e que seja fácil de ser consultado durante o processo de escrita.
No meu caso, gosto de criar pastas separadas para armazenar ideias aleatórias, dados sobre os personagens, dados sobre os cenários da história, uma pasta para organizar as cenas que irão compor o livro e outra para cada capítulo que escrevo.
Novamente cito aqui o Notion, eu realmente uso muito esse site e ele faz maravilhas neste ponto!
04| Música ambiente: Mas nada de balada!

Esta dica não vale para todo mundo, tem quem prefira o silêncio para poder escrever. Esse não é o meu caso, minha mente não consegue se focar por muito tempo se não tiver música por perto.
Mas é preciso ter cuidado com a escolha da playlist, um som ambiente e baixo é mais indicado para evitar distrações; já imaginou você só conseguir meia hora do seu dia para escrever e perder parte dele cantando Faroeste caboclo?
Pois é, evite esse tipo de situação.
No meu caso, apelo para músicas sem letras e com um ritmo que combine com o tema e tom do livro.
Gosto muito de escrever fantasia urbana e algumas bandas que sempre fazem parte da minha playlist são: Mogwai, God is an astronaut, If this trees could talk e sleep makes waves.
Playlists de Lo-Fi também são uma boa pedida e ajudam a manter o foco na escrita.
05| Isolamento: Calma, você não precisa ser um eremita!

Quase todo escritor vai te dizer que escrever longe de outras pessoas é o ideal. E eu concordo, isolamento sempre me ajudou a desenvolver melhor as minhas ideias, mas vamos ser realistas: algumas vezes isso não é possível.
Na verdade, na maior parte das vezes isso é impossível.
Então eu faço o seguinte, concentro meus horários de escrita para quando todo mundo em casa está dormindo ou acordo bem cedo para escrever antes que todos acordem.
Claro, perder algumas horas de sono é complicado, mas ser escritor no Brasil normalmente significa ter dois trabalhos.
Escrever exige sacrifícios, pelo menos essa é uma lição que aprendi, por isso julgo muito importante apoiar autores nacionais nas redes sociais.
Só quando você passa pelas dores que um escritor se submete para ser capaz de publicar uma história é que fica claro o valor que devemos dar ao autor.
Jogue uma moeda para seu storyteller!
Gosta do que escrevo e quer apoiar o blog? Jogue uma moeda para seu storyteller! Faça uma doação pelo pix do blog. Chave pix: luis.storyteller@gmail.com