Instagram para escritores

Eu sei, você sabe, até o Jon Snow, que não sabe de nada, sabe… O Instagram é uma plataforma essencial na plataforma de marketing para qualquer escritor atualmente.

Você precisa ter uma presença no Instagram para falar diretamente com seu público alvo e conseguir ter a atenção de potenciais clientes, isso é um fato para quase todo nicho literário e, se como eu, você gosta de escrever histórias de fantasia o Instagram precisa fazer parte da sua estratégia de divulgação.

E como fazer isso sem ter vontade de arrancar os cabelos e gritar de desespero?

Bom, após perder alguns cabelos da cabeça (sorte que tenho muitos) e de gritar bastante… Eu consegui desenvolver um método que tem me ajudado bastante.

Eu uso o Notion para organizar minha agenda de conteúdo para o Instagram e aqui vou te mostrar como estou me virando.


Espero que este conteúdo possa ajudar algum(a) outro(a) escritor (a) por aí. No final do Post vou deixar o link para que você possa baixar o template que criei na sua conta do Notion.

Introduções ao assunto feitas, simbora? Bora 🙂



Antes de qualquer coisa, saiba sobre o que quer falar

Para ter um bom desempenho no Instagram a consistência na sua produção de conteúdo é o elemenro chave que vai te ajudar a obter bons resultados.

Você precisa se organizar e definir uma estratégia de conteúdo que responda as seguintes questões :

  • O que vou publicar?
  • Quem é o meu público alvo?
  • O que posso fazer pelo meu público?

Pensando nisso, criei uma área no meu template que chamo de: CASA DAS IDEIAS.

O Instagram é uma rede social que te permite produzir conteúdo em vários formatos : Posts de fotos estáticas, carrosseis de fotos, reels, etc.

Cada formato possui suas próprias estratégias e objetivos dentro da rede social. Por exemplo : Stories são ótimos para falar com quem já te segue, ao passo que Reels são melhores para conversar com quem ainda não te segue.

Na CASA DAS IDEIAS apresento uma série de ideias que pode te ajudar a definir quais conteúdos produzir para cada formato.

Cada página possui uma lista com ideias que podem e devem ser alteradas por você, para se adaptar às suas necessidades. Aqui apresento tópicos que são amplamente utilizados por outros escritores que promovem sua imagem no Instagram.

Algumas ideias para um post no estilo carrossel.

Saiba quando você vai publicar no Instagram

É essencial saber com qual peridiocidade você pretende publicar porque é isso que vai te ajudar a planejar a sua agenda de conteúdo e manter uma presença constante no Instagram.

Para te ajudar a ter uma visão disso, meu template possui a área que chamo de FÁBRICA DE CONTEUDO.

Nesta área você pode criar cards em um visual Kambam que vai te ajudar a manter rastreio de quais posts estão prontos para serem disponibilizados, quais estão em fase de produção e quais você ainda não começou a produzir.

No card, adicione o status do tópico (rascunho, empregresso, concluído) e a data na qual planeja publicar aquele conteúdo. Se preferir, mude a visualização da FÁBRICA DE CONTEÚDO para o modo Calendário. Neste modo você poderá ver no calendário do Notion os dias em que seu Post deve ser realizado.

exemplo de quadro com tópico de conteúdo


Modo calendário

Eu costumo publicar três vezes na semana, sempre as segundas, quartas e sextas. No fim de semana, normalmente Domingo, é quando sento para planejar meus Posts e já os deixo organizados no meu calendário para não esquecer de publicar e acompanhar o engajamento com meu público.

Pense no tempo que você tem disponível na sua rotina e determine se vai se comprometer a publicar uma vez na semana, três vezes, todos os dias… Pense no que serve para a sua rotina e, uma vez que tenha definido sua agenda, se matenha fiel a ela.

Resultados no Instagram podem demorar para aparecer. O que dizem por aí é que o algoritmo vai começar a se adaptar à sua agenda de publicação depois de três meses de produção de conteúdo constante.

E você nem precisa levar a minha palavra a respeito da importância de ter uma agenda de conteúdo, planejamento e consistência. Você pode escutar isso direto da fonte, leia estas dicas publicadas no site da Meta, empresa que mantêm on Instagram.


Ou seja, se você decidiu publicar duas vezes na semana, terá que manter essa rotina por pelo menos três meses para que o Instagram comece a entender que seu material estará a plataforma para ser apresentando a um usuário sempre em tal dia e tal hora.

Talvez a meta dos três meses não seja correta? Pode até ser, mas o conceito geral aqui é que você precisa manter uma consistência para ser visto. Lembra daquela máxima “Quem não é visto, não é lembrado”? É sobre isso.

Crie sua agenda, estabeleça um plano de postagem regular que se enquadre na sua vida e siga o plano traçado. Isso é algo que vai ajudar a maximizar seu alcance orgânico dentro do Instagram.




Interaja com outros escritores do seu nicho e aprenda com eles.

No meu template reservo a área CADERNO DE CONTATOS para manter uma lista de autores que gosto de acompanhar no Instagram.

Interagir com outros autores é uma boa estratégia, especialmente se você fizer isso de uma forma autêntica e sincera. Quando você interage com alguém dessa forma, chances são de que essa pessoa te devolva a atenção.

Só não faça isso esperando uma retribuição obrigatória, como eu disse, seja autêntico nas suas relações.

No caderno de contatos eu anoto o link de perfil de todo autor(a) que descubro por aí ou que me indicam.

Alguns dos meus contatos favotitos no Instagram 🙂

Quando estou usando o Instagram por lazer, sempre olho meu caderno de contatos e acesso esses perfis para ver os Posts mais recentes destas pessoas e vou lá marcar presença.

Ter um lugar fácil onde você possa consular quais autores gosta de seguir é uma boa forma de  não perder tempo rolando a tela no celular. Sabemos como o algoritmo gosta de prender a sua atenção, não?

Então, use o caderno e mantenha seu foco. Interaja com quem realmente possui um conteúdo que sintoniza com você e interaja com essas contas e com outras que também mostram interesse nesse tipo de conteúdo.

Quando perceber, logo você vai estar dentro de uma comunidade que vai te ajudar a crescer seu alcance de forma organizada e orgânica.


E onde eu consigo seu template do notion?

Finalmente chegamos na parte boa!


Basta clicar no botão de duplicar no menu, no canto superior direito, para salvar uma cópia do template na sua área de trabalho do Notion.

Sim, é simples assim 🙂


De novo, espero que este material te ajude e te desejo boa sorte na sua jornada!

Nos vemos por aí, a não ser que o meteoro resolva nos ver antes.

Espero te ver antes do meteoro 🙂


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