
Blogs estão por aí desde os primórdios da internet, entenda o porquê disto e como usá-los para alavancar sua carreira como escritor.
É, sei o que você está pensando: Quem ainda quer falar de blogs?
Olha, eu costumava pensar que blogs eram mesmo coisas mortas e que pertenciam ao passado da internet, logo ao lado do Orkut e das listas de e-mails (alias, estás ainda vão render outro post aqui no blog). Só que eu estava errado e agora percebo o valor que blogs possuem e também vejo o quão essenciais eles são para escritores.
Antes de entrar na parte onde explico o meu ponto de vista vamos explicar o básico para quem nunca ouviu falar de blogs?

O que é um blog?
Um blog é como ter o seu espaço pessoal na internet, um lugar onde você escreve sobre qualquer assunto que sinta vontade de discutir com outras pessoas na internet, como suas leituras atuais, quais filmes e séries está assistindo, etc.
O ponto chave aqui é saber que o espaço é seu e que você precisa saber sobre o que deseja falar. Existem blogs dedicados aos mais variados temas: Livros, cinema, tecnologia, jornalismo, medicina, fotografia… você pegou a ideia.
Em um blog você pode trabalhar no texto que deseja publicar com calma e levá-lo ao seu público quando desejar. O espaço é seu e você trabalha suas ideia ali no seu tempo. Pensando neste ponto, vamos passar a outro assunto que vai me ajudar a te dizer porquê é interessante ter seu próprio blog.

Redes sociais e a briga por seu espaço de fala
As redes sociais são legais e conectam pessoas como nenhum outro lugar na internet consegue. Só que elas são como estar em uma sala cheia de gente onde todos estão gritando o tempo todo para serem ouvidas.
Em meio a tanta competição por seu espaço de fala em redes sociais às vezes somos obrigados a nos ater apenas a temas que tem grande chance de chamar a atenção do maior número de pessoas à sua volta. Sabe os tais “Trending topics” do Twitter? É disso que estou falando. Em redes sociais, muitas vezes, caímos no loop de falar apenas do que está em alta no momento e, sem tempo de pensar muito à respeito do assunto, pulamos logo para a próxima trend para não perder tempo e sermos deixados para trás.
Não sei você, mas acho isso muito estressante e horrível.
Já nos blogs, o espaço é seu, lembra disso? Lá você pode criar o seu conteúdo e esperar que, com o tempo, algum leitor interessado no assunto sobre o qual você escreveu acabe encontrando seu caminho até seu blog. Aos poucos, como diz aquele ditado da galinha, sua audiência vai aumentar e logo você e seus leitores fieis estabelecem um vínculo sagrado: A relação escritor e leitor.
Já percebeu como isso nos leva ao próximo tópico deste post? Então vamos nessa!

Legal, mas o que o blog tem a ver com ser escritor mesmo?
A resposta para a pergunta acima é: Tudo! Tem tudo a ver!
Uma das coisas mais vitais para um escritor é ter como se comunicar com sua base de leitores, afinal, são eles que vão comprar seus livros. Se você quer ser um escritor acho que seria interessante pensar em como se manter em constante contato com seus clientes, não acha?
Hoje em dia é muito fácil cair no esquecimento e isso não é interessante para um escritor e é aqui que o blog entra e mostra o seu poder e utilidade. Após publicar um livro, a não ser que você seja o Stephen King, vai te levar um bom tempo para publicar uma nova história. Estamos falando de meses ou até anos! Não acredita? É só dar uma olhadinha nas datas de lançamento dos livros das crônicas de gelo e fogo do George R R Martin.
Claro, você provavelmente não é o George, mas deu para entender onde eu quis chegar. Certo?
O que fazer para que o leitor não esqueça da sua existência enquanto você trabalha no seu próximo grade sucesso? Isso mesmo, você usa um blog para se manter vivo na mente de seus leitores!
Seja criativo! Você pode publicar sobre qualquer coisa que interesse o leitor que acompanha seu trabalho:
- Fale sobre suas leituras atuais.
- Comente sobre seu processo de escrita.
- Ofereça dicas.
- Se gostar de escrever contos, escreva coisas curtas e publique no blog.
- Se quiser, fale um pouco sobre si mesmo.
Lembra da relação escritor e leitor? O blog vai te ajudar a fortalecer a sua com seu público! Isso parece bem interessante, não parece?
Se você concorda e ainda não tem um blog, vamos ver algumas formas de como você pode criar o seu e vou também te dar algumas dicas úteis que vão te ajudar a começar com o pé direito.

Blogando na era do conteúdo miojo!
A internet é grande e cheia de conteúdo, como fazer com que o leitor escolha o seu cantinho na web ao invés de qualquer outro? Na minha experiência acabei descobrindo que leitores dão atenção a alguns detalhes como:
- Conteúdo
- Apresentação
- Estilo
Quando você escreve o seu texto precisa de um propósito, o seu conteúdo precisa atingir um objetivo se quiser que o leitor aprecie seu trabalho. Muitos caem na armadilha das redes sociais que te força a valorizar quantidade acima de qualidade, se o seu blog for seguir a mesma lógica porque o leitor iria perder seu tempo nele ao invés de ir para o Instagram, grupo do facebokk ou o quer que seja?
O seu conteúdo precisa dar algo ao leitor.
Procure atender alguma necessidade do seu público alvo: Responda uma pergunta, ensine algo, apresente uma ideia, faça com que o investimento do tempo do leitor valha a pena.
Antes de começar, pense no que você gostaria de trabalhar (sim, eu disse trabalhar. Escrever dá muito trabalho!). Separe alguns tópicos e pense sobre o que você pode falar à respeito deles. Eu uso o Notion para organizar minhas ideias para o blog, além de organizar nele praticamente tudo sobre qualquer coisa que escrevo. Você pode criar desde uma lista básica de itens até paineis em formato kambam para te ajudar a organizar todo o conteúdo do seu blog. Vale muito a pena investir um tempo entendo todas as ferramentas do Notion, acredite, o seu futuro eu vai te agradecer.
Quando tiver o seu texto pronto, pare um pouco e pense sobre como irá apresentá-lo ao mundo. Revise, analise e veja se realmente não há mais nada que gostaria de acrescentar ou cortar, publique em um lugar que seja agradável de ler. O WordPress possui muitos templates gratuítos em sua base de dados, procure por um que priorize o seu texto e ajude o leitor a manter o foco. Outro lugar onde você também pode publicar o seu blog é no Medium, ele é uma ótima plataforma para escritores que já conta com uma base interna de leitores além de te permitir alcançar um público maior fora dela. Eu costumava usar o Medium, mas hoje ele não atende mais as minhas necessidades porque logo o meu conteúdo vai crescer e preciso de uma casa um pouco maior para meus textos e ideias, por isso decidi vir para o WordPress onde as opções de layout e ferramentas de trabalho são mais variadas.
E por último, não se esqueça de se divertir e colocar o seu estilo pessoal e único na sua escrita. Todo escritor precisa encontrar sua voz porque é ela que vai conquistar o leitor. Escreva e reescreva, leia muito, procure inspiração em outros escritores que você admira, todos esses passos vão te ajudar a encontrar o seu próprio estilo de escrita e seus leitores vão ficar do seu lado por causa desse estilo que só existe em você e em mais ninguém.
Ter um blog não é fácil, dá trabalho e não é pouco, mas eu gosto disso porque acredito que as coisas que valem a pena são aquelas que nos custam mais do que dinheiro. Elas custam nosso tempo, foco, alma e sonhos. A viagem é longa e cheia de buracos, mas se você gosta de escrever, o destino vai te levar a um lugar incrível que pertence apenas a você.
Gosta do que escrevo e quer apoiar o blog? Jogue uma moeda para seu storyteller!
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmenteGostou deste post? Assine minha newsletter para receber as atualizações do blog direto no seu e-mail!
2 comentários em “Papo de escritor: É sério que o blog ainda não morreu?”