Estratégias para Escritores: Dicas de Redes Sociais e Engajamento

Se você quer ser um escritor hoje é preciso entender de uma vez por todas uma lição bem chata: Sim, você vai ter que aprender a divulgar o seu trabalho.

Na internet as redes sociais ajudam a nos conectar com outras pessoas, mas elas são apenas ferramentas. Para realmente conseguir chamar a atenção você vai ter que aprender a se comunicar de forma clara, objetiva e única.

Sim, não tem fórmula mágica aqui. Neste post eu quero te mostrar algumas dicas, apontar ferramentas que podem te ajudar e dar exemplos do que eu faço e o que outras pessoas que acompanho nas redes sociais fazem.

Eu não sou nenhum guru das redes sociais, mas tenho notado algumas melhorias na minha relação com o meu público e espero poder ajudar outros escritores por ai que, como eu, apanham todo dia nessa novela que é o marketing nas redes sociais.

Vale lembrar que o meu foco aqui é te trazer alguns exemplos práticos e também mostrar sites que vão te ajudar na sua jornada. O @rodzandonadi tem um post aqui no blog onde ele explica muito mais sobre marketing para escritores de fantasia e sugiro que leia a matéria dele também!

Está sentindo que precisa ler estas dicas? Vai lá pegar uma bebida da sua preferência, sente e fique à vontade 🙂

Antes de mais nada, escolha uma rede social com a qual você se identifique.

Assim como cada escritor possui uma voz única para escrever suas histórias, existem também uma voz única que vai te diferenciar na hora de procurar pelo seu leitor nas redes sociais.

Da mesma forma que as redes abrem portas que todos podem usar, ela cria um ambiente caótico onde nem todo mundo será ouvido.

Você precisa descobrir a sua voz no meio digital, o seu estilo.

Além disso, também vai ter que aprender que cada rede social tem sua própria lógica. O que funciona em uma não necessariamente funcionará em outra.

Como um passo inicial, que eu gostaria de ter escutado antes de começar minha estrada no mundo da escrita e produção de conteúdo digital, é uma boa ideia escolher uma ou duas redes sociais com a quais você se identifique.

Não gosta de fazer vídeos? O Youtube e TikTok não vão ser as suas redes favoritas. Ao invés disso, você se sente mais à vontade escrevendo? Tente o X (Antigo Twitter) ou Threads.

Existem redes sociais de vários tipos, veja qual possui um modelo de conteúdo que te faça se sentir a vontade e fique nela.

Vá além das redes sociais

Além disso, tem uma estratégia que eu acho que serve para todo escritor. Considere ter um site/blog seu e também uma Newsletter. As redes sociais nascem e morrem e quando isso acontece você pode perder toda a audiêcia que levou anos para criar.

No entanto, o público que segue o seu conteúdo no seu site/blog é seu e vai te seguir enquanto você decidir manter a sua plataforma. O mesmo funciona no caso de Newsletters que chegam direto ao e-mail de quem escolheu seguir o seu trabalho na internet.

Além do benefício de ter o seu espaço na internet, outra vantagem é que você pode focar o seu esforço para criar um material de qualidade para sua audiência no seu site/blog ou Newsletter e depois compartilhar o link de suas publicações na redes sociais.

Eu tenho outro post onde falo especificamente sobre blogs bem aqui, confere lá depois.

Agora, sem mais delongas, vamos ver as tais dicas das quais falei no começo do post. São lições bem simples que eu gostaria de ter tido conhecimento antes de ter começado a publicar na internet e espero de verdade que te ajudem bastante!

Produza material de qualidade

Procure criar um conteúdo de qualidade que seja do interesse do seu público alvo. Foque nesse tipo de material e suas redes sociais irão atrair a atenção do tipo de leitor que você deseja para o seu livro.

E que material é esse? Isso é algo que cabe inteiramente a você descobrir.

Como mencionei, você precisa levar em conta o tipo de leitor que deseja atinjir. Eu gosto de escrever histórias de fantasia, sejam de fantasia medieval, scifi, horror, etc.

Um perfil que gosto de seguir no Instagram é o da escritora de romance (e apocalipses zumbis) Marina Basso. Ela usa seu perfil para mostrar sua rotina de escrita, um tipo de conteúdo pessoal que ajuda a criar uma relação entre ela e seu público.

O Rod Zandonadi compartilha em seu IG e também em seu feed no instagram muitas dicas de escrita sobre criação de mundos fantásticos, além de falar bastante sobre literatura fantástica.

Minha estratégia consiste em escrever posts com contos curtos que posso publicar no formato de carrossel de imagem. Essa estratégia funciona bem para o Instagram e até mesmo no TikTok. Nos meus perfis destas ferramentas você pode seguir essas histórias com minha hashtag .

Usar uma hashtag personalizada é algo que vai ajudar as pessoas a encontrarem o seu conteúdo. Mesmo que você use outras hashtags relevantes, não deixe de utilizar uma que seja a sua marca pessoal nas redes sociais.

Me siga no instagram e Tiktok

Engaje com sua audiência

imagem do Pixabay

Não esqueça de responder comentários e perguntas. Faça perguntas você também e peça sempre um feedback de quem te segue. Isso vai criar um senso de comunidade e ajudará a fidelizar sua audiência.

No X (Twitter) e Threads você pode criar publicações em cadeia, costurando uma linha de raciocínio que convide outros a incrementarem e debaterem sobre a sua ideia original.

No Instagram uma forma bem legal de interagir com sua audiência é utilizando os Stories. Use modelos de stories incentivando o diálogo, levante uma pesquisa, abra uma caixa de perguntas, etc.

Não confie na sua memória para manter sua rotina de publicações

Imagem do pixabay

Cada rede social possui métricas sobre os melhores dias e horários para que sua publicação receba um bom alcance, conhecer essa rotina e se apegar a ela vai te ser de grande utilidade. Mas não dependa apenas da sua memória para lembrar desses horários. Acredite, você vai se esquecer de publicar na hora certa, a vida vai te acertar com um rinoceronte voador ou um raio alienígena irá cair somente em cima da sua casa, cortando todos seus meios de comunicação. Utilize ferramentas de agendamento de publicação, muitas redes sociais possuem isso de forma nativa e se não tiverem, você pode se valer de ferramentas como o Hootsuite para essa finalidade.

Visite o hootsuite

Aprenda o básico de SEO

Ter um entendimento básico de SEO (Search Engine Optimization) vai te ajudar a aumentar a visibilidade das publicações de seu blog. Saber quais são as palavras-chave que mais aparecem nos sites de busca quando alguém esta pesquisando sobre sua área de escrita é algo que vai te ajudar demais!

Não sabe quais palavras-chave usar em suas publicações? Você pode usar sites que te ajudam a encontrá-las. Por exemplo, o Word Tracker é uma opção que pode ser usada duas vezes por dia de forma gratuita. Você só precisa digitar o tipo de “mercado” que quer atingir, escolher a língua (português está na lista de opções gratuitas) e analisar os resultados oferecidos.

Colabore com outros escritores

imagem do pixabay

Ajude outros escritores e as chances de que eles te ajudem de volta serão maiores. Trabalhar com outros escritores vai te ajudar a ganhar visibilidade e também irá aumentar sua lista de contatos com quem você pode aprender coisas novas sobre os ossos do ofício.

Algumas ideias para te ajudar a criar conexões com escritores é participar de grupos de Facebook sobre escrita, seguir autores nas redes sociais e interagir com eles de forma genuína.

No meu caso, consegui conhecer muita gente legal no Wattpad. Publico histórias lá até hoje e ainda converso com muitos autores que conheci na laranjinha.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Wattpad neste artigo!

Me siga lá no wattpad!

Conheça o wattpad

Seja paciente

Criar uma audiência é um processo realmente demorado e é preciso ter paciência e consistência. Não desanime e mantenha o seu nome na cabeça do seu público. Foque sempre em conteúdo de qualidade que seja de interesse da sua audiência e uma hora os resultados vão aparecer.


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